Canela de Ema / Cambotas



CANELA DE EMA/CAMBOTAS
REGRAS DE VISITAÇÃO ESPECÍFICAS
DIRETRIZES PARA ABERTURA DE NOVAS VIAS

Segue os documentos referentes à regulamentação da escalada em Cambotas


O CANELA DE EMA proporciona oportunidades para escaladas em todos os níveis, porém devido à inclinação da rocha, normalmente você verá vias de graduação mais altas e que requerem bom preparo físico do escalador, inclusive para as linhas em móvel.

A gestão do CANELA DE EMA apóia a prática da escalada em rocha e do montanhismo de forma ambientalmente responsável.

NORMAS DE VISITAÇÃO ESPECÍFICAS PARA ESCALADA:
Dias permitidos: segunda a domingo
Horário de Entrada: de 7:30 às 19:00
Horário de saída: de 7:30 às 22:00.

IMPORTANTE: Autorização para grupos comerciais e de turismo deverão ser obtidas diretamente no CANELA DE EMA: www.canelaema.com.br.

PARA ESCALAR NO CANELA DE EMA É NECESSÁRIO:

- Solicitar autorização com antecedência através do email canelaema@canelaema.com.br ou nos telefones (31) 3234 0344 ou (31) 9662 2006.

- Imprimir e assinar o Termo de Responsabilidade e entregá-lo na portaria (deverá ser impresso, preenchido e assinado um Termo para cada participante, sendo este escalador ou não) (CLIQUE AQUI para acessar o Termo de Responsabilidade)

- Caso você não encontre o funcionário na portaria gentileza deixar o Termo de Responsabilidade de Risco e valor do estacionamento na caixa de correio localizada na porteira ou entregue no restaurante.

- Valor do Estacionamento: R$ 15,00 por noite (até dois integrantes), R$ 25,00 /noite (de 3 a 5 integrantes) por carro.

- Carga Máxima Pernoite: Para o pernoite serão aceitos grupos de no máximo 7 a 10 escaladores por Período.

- Carga Máxima Diária: O total de escaladores/dia, incluindo diárias e pernoites não deve exceder o numero de 16 pessoas.

- A autorização está condicionada ao número de participantes e à assinatura do Termo de Conhecimento de Risco,

- É obrigatório o uso de capacete;

- É aconselhável o uso do tubo (shit tube) para acondicionar as fezes excretadas durante o Período em que estiver no local, e depois, levadas para fora do CANELA DE EMA.

- Caso o grupo visite o CANELA DE EMA apenas por um dia, estes poderão utilizar as instalações sanitárias disponíveis no restaurante do CANELA DE EMA antes da aproximação, ou no retorno. Tente fazer necessidades fisiológicas dentro destas indicações, caso seja inevitável, não o faça próximo às parede rochosa ou na trilha. Afaste-se alguns metros da parede e de cursos d'água (mesmo secos) e enterre dejetos sólidos e/ou papel a no mínimo 20cm de profundidade.

- A intenção de abertura de nova via deve ser informada ao CANELA DE EMA com no mínimo sete dias de antecedência, e seguir o zoneamento do lugar com diretrizes para abertura de vias.

NOVAS VIAS/CONQUISTAS-DIRETRIZES:
  • A abertura de novas vias deverá seguir as diretrizes de zoneamento do local.
  • O planejamento da nova via deve considerar sua história e evitar abertura de variantes, como por exemplo vias muito próximas àquelas já existentes e rotas intermediando vias clássicas, entre outros.
  • Devem ser observadas as condutas de mínimo impacto, como utilização de proteções móveis em detrimento da colocação de proteções fixas, seguindo a Ética do Montanhismo baseadas na ética mundial UIAA.
  • Após a abertura da via, o escalador deve apresentar ao CANELA DE EMA, no prazo máximo de uma semana, relatório descritivo da conquista, relação de equipamentos utilizados e o croqui da via com informações como grau de dificuldade, localização das proteções etc.
  • Grampos ou chapeletas não deverão ser fixados em locais onde o objetivo não seja a conquista de novas vias, nem deverão ser utilizadas agarras artificiais.
  • Fica proibido quebrar ou cavar agarras na rocha.
  • As intervenções para a manutenção de vias (regrampeação, colocação de cabos de aço etc.) devem ser autorizadas pela administração do CANELA DE EMA. Estas intervenções devem observar o direito autoral de conquista da via, e não devem alterar o seu grau de dificuldade ou modificar as suas características.
  • É proibido molestar animais, remover ou danificar vegetação no traçado da via ou em platôs. Na escolha do traçado devem ser priorizadas locais sem vegetação.
  • É proibido fazer qualquer pintura, pichações ou outras marcações na parede.

CADA ESCALADOR É RESPONSÁVEL POR SUAS AÇÕES
ESCALE DE FORMA RESPONSÁVEL, GARANTINDO QUE FUTURAS GERAÇÕES TENHAM ACESSO AOS AMBIENTES NATURAIS